Instrutor de Yôga

Yôga para iniciantes, empresas, academias e formação de instrutores

Instrutor de Yôga header image 2

Relativismo e liberdade

Publicado em 30/9/2008 por Francisco von Hartenthal

(Aviso: o que você lerá abaixo é a minha opinião, outro praticante ou professor de SwáSthya Yôga talvez pense diferente)

Seguem mais respostas aos comentários que surgiram deste artigo. Em negrito, o comentário do leitor.

Um pensamento contra vegetarianos relativistas: “Eu sou vegetariano por respeito aos animais, mas respeito a opção alimentar de quem come carne” /“Eu não estupro por respeito às crianças, mas respeito a opção sexual dos pedófilos”.

Ninguém comparou comer carnes (que não é crime) com violação de correspondência (que é crime). O pessoal foi para os crimes hediondos direto! Será uma forma de valorizar o animal ou desvalorizar o ser humano?

Serei direto: a vida de um animal não tem o mesmo valor que a vida de um ser humano. Não cabe comparação entre comer carnes e assassinatos, estupros, latrocínios, seqüestros e afins.

Vou além: a liberdade de uma pessoa vale mais que a vida de uma vaca, ou de uma baleia, uma foca, etc.

Eu não mato e não como animais e acho deplorável fazer isso. Só que acho mais deplorável restringir a liberdade de um ser humano. Não é relativismo, é um código objetivo de valores no qual a liberdade e a vida humana estão no topo.

Uma sociedade que está disposta a proibir que alguém coma o que quiser, estará disposta a proibir que alguém transe como quiser, que vote como quiser e que viva como quiser.

Para mim, os fins não justificam os meios e um mundo onde os animais sejam tratados com mais respeito e dignidade deve ser contruído através de informação e educação. Tratando com respeito e dignidade - antes! - as pessoas.

(ainda continua)

Tags:   · 11 comentários

Deixar um comentário

11 comentários até agora ↓

  • 1 Gustavo set 30, 2008 às 11:00 pm

    especismo = racismo = sexismo = homofobia
    não desvalorizar o ser humano e não supervalorizar o animal, apenas que os direitos dos animais sejam respeitados.

  • 2 Marco Carvalho set 30, 2008 às 11:09 pm

    Concordo com o Francisco…

    essa história de comparar vegetarianismo com crimes hediondos é falácia.

    É a falácia Modus Ponens (http://pt.wikipedia.org/wiki/Modus_ponens) Se eu respeito a liberdade entao eu respeito a opção sexual dos pedófilos.

  • 3 Gustavo set 30, 2008 às 11:25 pm

    Achar que a liberdade do humano está acima da liberdade de matar um animal é uma forma de especismo pois esse pensamento torna o homem superior em relação ao direito que todos possuem no ecossistema.
    “Especismo: exploração humana sobre todos os outros animais visando unicamente o seu próprio bem estar, lucro e prazer, não levando em conta os direitos que todos os seres possuem no ecossistema.”
    Talvez um onivoro lendo isso que ele pode ter a liberdade de comer carne fique mais acomodado ainda e nunca vire vegetariano. Um vegetariano não pode escapar do raciocínio ético, o que escapa disso fica mais vulnerável a voltar comer carne.
    Posso mudar o modo de pensar conforme comentarem.

  • 4 Francisco von Hartenthal out 1, 2008 às 9:44 am

    Oi, Gustavo!

    Agradeço sua participação. Acho muito legal que haja divergência.

    A fórmula “especismo = racismo = sexismo = homofobia” não acrescenta nada à discussão, porque parte do princípio de que a vida de um animal tenha o mesmo valor que a vida de um ser humano. E esse é justamente o tema do debate.

  • 5 Francisco von Hartenthal out 1, 2008 às 9:45 am

    Eu concordo que o sistema industrial de exploração dos animais deve mudar, muito da dor e sofrimento presente hoje é desnecessário. Mas (em outros moldes, mesmo comerciais) um produtor deve poder criar seu rebanho para o abate.
    É o direito ao trabalho, à propriedade, à herança cultural, ao sustento da família, etc. É, como escrevi, a liberdade do homem que pode servir-se da vida dos animais.

  • 6 Francisco von Hartenthal out 1, 2008 às 10:06 am

    Quais são, afinal, os direitos dos animais?
    Direitos exigem uma contrapartida: deveres. Eu tenho direito de ir e vir, desde que eu cumpra meu dever de não cometer crimes. Se eu matar alguém, serei preso.
    Mais: direitos exigem uma garantia. Eu tenho o direito de ir e vir porque o Estado garante a mim que ninguém me impedirá. Se alguém tentar, cometerá um crime.
    Como isso se aplica aos animais?
    O Direito é uma instituição humana. Não existem direitos num ecossistema.

  • 7 Francisco von Hartenthal out 1, 2008 às 10:11 am

    Por fim, Gustavo, você parece preocupado em convencer quem come carnes a deixar de comê-las. O meu ponto é justamente o de respeitar a liberdade de escolha dos outros (sem o lance de crimes, entendido).
    E tomo sua frase e vou além: todos (vegetarianos ou não) jamais devem escapar do raciocínio ético.
    Um abraço!

  • 8 Francisco von Hartenthal out 1, 2008 às 10:20 am

    Bem colocado pelo Marco.
    Devemos tomar cuidado com falácias e outros erros de raciocínio, ainda mais em época de eleições…
    \o/

  • 9 Anisio out 1, 2008 às 11:11 pm

    coerente pra mim

    entendo a questão aqui ser a escala de valores

    dai, uma vez concordado, a discução se faz possível :)

  • 10 Francisco von Hartenthal out 2, 2008 às 10:28 am

    Só é coerente discutir com quem se está de pleno acordo, não é mesmo? :)
    Acho ótima essa discussão toda. Mas a partir de agora apenas nos comentários, os posts vão mudar de tema.
    Abraço!

  • 11 Julio Simões out 2, 2008 às 11:48 am

    Boa explanação Francisco, não podemos cair no errro de “vamos implantar a paz nem que seja na base da porrada!”.

    Abraços.

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.